terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Só Deus pode nos julgar.


                             
 Muitos sofrimentos e desencontros no mundo ocorrem pela ausência de união, pela falta de amor e perdão entre as pessoas. Grande parte dos problemas de relacionamentos acontece porque sempre queremos que os outros se conformem e se adaptem ao nosso padrão e normas de comportamento, de modo que nos convenha. Quando isso não acontece, nós os julgamos, criticamos ou afastamos.

Conta-nos uma história bíblica que certo dia Jesus estava ensinando no templo quando algumas pessoas ilustres, que não gostavam de Jesus, lhe trouxeram uma mulher alegando que a apanharam em adultério. Conforme a lei da época – que por sinal era bem machista – aquela mulher deveria ser apedrejada e eles queriam saber a opinião de Jesus.

Sabendo das intenções desses homens, que queriam achar uma forma de acusá-lo e prendê-lo, Jesus não deu muita atenção e com muita calma, escrevia na terra com o dedo. Mas eles insistiram, e por fim, Jesus disse: “Quem de vocês estiver sem pecado, que atire a primeira pedra”. Frente a esta resposta e acusados pela sua própria consciência, foram se retirando ficando por fim Jesus e a mulher, sozinhos. Jesus também não condenou a mulher, mas acrescentou: “Vai e não peques mais”.
Esta historia nos confirma que não podemos julgar os outros, mudar, corrigir os erros dos outros, sem olhar primeiro para os nossos próprios erros. Para Deus vale a mesma medida para todos. Antes de mais nada, importa saber se eu estou sendo justo com meu próximo, como está a minha vida, meu comportamento.

Precisamos endireitar nossa própria vida, não repetir o mesmo erro como nos acentua Jesus, e estar prontos para socorrer o nosso próximo. O julgamento cabe a Deus. Cabe a nós praticar e testemunhar a Graça, o Perdão e o Amor de Deus para com todas as pessoas.

Antes de atirar pedras nos outros, olhemos para nossa consciência. Cada novo dia é uma nova oportunidade para mudar de atitude, idéias e conceitos. Com certeza Jesus diria hoje: Vá em frente, mas não peque, não repita o mesmo erro. Que Deus nos ajude!

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Vivendo a vontade de Deus

     
É comum ouvirmos frases como esta: "Se DEUS quiser". Ao ouvirmos estas palavras podemos parar e pensar. "Qual será à vontade de DEUS sobre este ou aquele assunto?".

Deveria ser comum entre nós estarmos preocupados com a vontade de DEUS em nossas vidas. Estamos vivendo dias difíceis, agitados, cheios de violência, insegurança, etc. Muitos anseios e preocupações que se pararmos para pensar e avaliar todos os problemas diários, não teremos com certeza vontade de sair de casa.

Embora a vida nos traga aflições somos convidados a conhecer a vontade de DEUS para nossas vidas e conhecendo esta vontade devemos também fazê-la. (Ef 5:17, Rm 12:2).


 Ao contrário de andarmos ansiosos e preocupados à procura de sinais acerca da vontade de DEUS, devemos viver à procura de sabedoria para entendermos sua vontade revelada em sua palavra. A sua vontade não é obscura e tão pouco abstrata, ela é tão clara como a luz!

O que queremos dizer é que á vontade de DEUS, nos é revelada quando nos dispomos a obedecer á sua palavra. Discutiremos três textos que nos mostram a vontade divina acerca de nós:


I.                   A VONTADE DE DEUS É QUE VIVAMOS EM CONSTANTE COMUNHÃO COM ELE (I Ts 5:15-24).
Estes versos tem algo em comum. Eles refletem uma vida de contentamento, satisfação e alegria apesar das circunstâncias.

·        Regozijai-vos sempre, significa que devemos ser sempre gratos por tudo. Crendo que DEUS está no controle de toda e qualquer situação.

·        Orai sem cessar, significa estar em comunhão, dependência, amizade e reverência.

·        Em tudo daí graças, é uma estratégia de constante comunhão, considerando que em tudo somos mais que vencedores (Rm 8:37), e que em CRISTO somos abençoados com toda sorte de bênçãos celestiais.(Ef 1:3).


Dica prática:
Para se manter comunhão com DEUS temos como base:

·        Ter uma vida dedicada á leitura da bíblia e a oração, ouvir e cantar hinos de louvores (lembre-se Deus habita no meio de louvores);

·        Participar assiduamente dos cultos, estar envolvido com os trabalhos de sua igreja.

Lembrando que o nosso relacionamento com DEUS não deve ser penoso, ou para cumprir um dever. Comunhão com o SENHOR vai muito mais além.(Jo 5:2,3 ; Ef 6:6-8).


II.                 A VONTADE DE DEUS É QUE TENHAMOS PUREZA MORAL (I Ts 4:3-8).
O texto nos diz que nosso crescimento deve ser cada vez maior. Duas palavras importantes com as quais devemos nos ater:

·        Santificação: separação (afastamento, manter distância de tudo que nos leve a ofender á DEUS).

·        Prostituição: qualquer forma de pecado sexual antes ou fora do casamento.

A mentira de Satanás,"Todo mundo faz !"; A voz do povo é a voz de DEUS". Falso! O povo que não reconhece a soberania de DEUS vive no reino das trevas ! (I Jo 5:19; Tg 4:4).

Procure manter suas mentes puras, fugindo de toda a aparência do mal. Não dê ouvidos às mentiras de satanás. (Ex: Eva).
A bíblia nos ensina a manter nossas mentes ocupadas com as coisas que vem do céu. (Fil 4:8, 5:22; Col 3:1,2). 
 Conclusão:

A voz do povo não é a voz de DEUS! À vontade de DEUS é que andemos em conformidade com seus padrões, apesar dos palpites do mundo.(Gl 5:16, 25; Rm 12:1,2).

Devemos nos preocupar muito mais com a vontade que já nos foi revelada, e deixar que DEUS no seu infinito amor cuide de nossas vidas, pois Ele nos conhece e sabe muito bem de todas as nossas fragilidades e necessidades. (Sl 139, I Pe 5:7, Fil 4:19).

Somos convidados a crescer sempre , para que não tenhamos fracassos devemos viver a vontade de DEUS sempre!

Não Temas! Deus é contigo !

                                                 
Existe algo melhor do que saber que há um Deus que olha por nós e responde ao nosso clamor? Todos os dias temos nossa guerra para enfrentar, seja o ônibus lotado, um ambiente de trabalho difícil, calunias e falsos testemunhos sobre nós, crimes e violência gratuita. Cada um tem sua guerra particular, mas todos temos que enfrentar diariamente o inimigo das nossas vidas que arma e planeja contra nós.
 
Tudo isso tem um único e exclusivo objetivo: Tirar nosso foco que é Jesus. Quando isso acontece, sem perceber, esfriamos espiritualmente, perdemos a confiança que tínhamos em Deus e algumas pessoas acabam se distanciando e se afastando do caminho do Senhor. Eu sei, as vezes é difícil caminhar, mas Jesus veio e nos mostrou que podemos vencer o mundo. 
“Tenho vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” João 16:33
Em frente a tudo e a todos, Deus nunca desamparará um filho seu. Mas para que isso possa se fazer presente em nossas vidas temos que levar em consideração algumas posições que devemos tomar em frente a dificuldade. 
“Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles; porque o SENHOR teu Deus é o que vai contigo; não te deixará nem te desamparará.” Deuteronômio 31:6 
Esse versículo nos mostra quatro atitudes que devemos ter para enfrentar o mundo, que são:
 Esforçai-vos;
Animai-vos;
Não temais;
Não vos espantei. 
Quatro atitudes que parecem simples, mas que no dia a dia podem se mostrar mais difíceis do que aparentam. 
Nada cai do céu! O comodismo pode ser um grande inimigo do cristão. Quer tudo fácil, na hora que precisa e quando quer. As coisas não são assim, temos que lutar para conseguir conquistar o objetivo almejado. Um exemplo que podemos citar é a conhecida luta de Jacó com Deus, ele se esforçou tanto que alcançou seu objetivo: a benção do Senhor. Esforça-te!
Quando as lutas vem, não tem como não pedir socorro. É Deus me socorre “pra cá”, me socorre “pra lá”. Nada mais certo do que pedir ajuda ao nosso Deus, mas também não podemos nos deixar abatidos, com aquela cara de quem tá passando fome, temos que confiar e acreditar que tudo ocorre para nosso bem. Anima-te! 
Acredito que uns dos sentimentos que mais mexe no emocional de uma pessoa é o medo. Sempre que nos deparamos com algo que nos causa esse tipo de sentimento temos a tendência de recuar, isso quando não ficamos “travados”. O medo tem o poder de nos controlar e nos fazer desistir. Por – aparentemente – mais difícil que seja enfrentar esse sentimento não podemos recuar, temos que reagir, seguir em frente sem olhar para trás. Daniel ao ser lançado na cova dos leões não permitiu que o medo tomasse conta do seu ser, ele orou e confiando em Deus saiu vitorioso para honra de glória do Senhor. Não temas! 
Sabe quando acontece aquilo que você nem esperava? Em primeiro momento nos espantamos com a situação e aos poucos vamos nos acostumando. Deus é tão maravilhoso conosco que ele sempre dá mais do nos imaginamos que merecemos. Tem situações que algumas pessoas acabam, no seu jeito de agradecer, dizendo: “Nossa, não acredito que Deus me deu isso.”. Por que o espanto? Você não acredita nas promessas de Deus para sua vida? Quando o Senhor trabalha por nós, Ele vê muito além do que nossos pobres olhos carnais, Ele proporciona maravilhas e bençãos incontáveis para nos todos os dias. Esse é o nosso Deus. Imagina só se Moisés ao abrir o mar vermelho tivesse se espantado com aquela visão e ficado com medo de atravessar. Tudo é para glorificar ao nome de Deus e Ele pode fazer muito, muito mais do que nós pedimos. Não te Espantes!
A confiança em Deus é tudo na nossa vida, através dela temos fé para seguir em frente e derrubar até o mais forte obstáculo que possa aparecer. Não importa o que aconteça, sempre com fé, louvaremos ao Senhor Deus Jeová. 
“Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.” Habacuque 3:17-18