Muitos sofrimentos e desencontros no mundo ocorrem pela ausência de união, pela falta de amor e perdão entre as pessoas. Grande parte dos problemas de relacionamentos acontece porque sempre queremos que os outros se conformem e se adaptem ao nosso padrão e normas de comportamento, de modo que nos convenha. Quando isso não acontece, nós os julgamos, criticamos ou afastamos.
Conta-nos uma história bíblica que certo dia Jesus estava ensinando no templo quando algumas pessoas ilustres, que não gostavam de Jesus, lhe trouxeram uma mulher alegando que a apanharam em adultério. Conforme a lei da época – que por sinal era bem machista – aquela mulher deveria ser apedrejada e eles queriam saber a opinião de Jesus.
Sabendo das intenções desses homens, que queriam achar uma forma de acusá-lo e prendê-lo, Jesus não deu muita atenção e com muita calma, escrevia na terra com o dedo. Mas eles insistiram, e por fim, Jesus disse: “Quem de vocês estiver sem pecado, que atire a primeira pedra”. Frente a esta resposta e acusados pela sua própria consciência, foram se retirando ficando por fim Jesus e a mulher, sozinhos. Jesus também não condenou a mulher, mas acrescentou: “Vai e não peques mais”.
Esta historia nos confirma que não podemos julgar os outros, mudar, corrigir os erros dos outros, sem olhar primeiro para os nossos próprios erros. Para Deus vale a mesma medida para todos. Antes de mais nada, importa saber se eu estou sendo justo com meu próximo, como está a minha vida, meu comportamento.
Precisamos endireitar nossa própria vida, não repetir o mesmo erro como nos acentua Jesus, e estar prontos para socorrer o nosso próximo. O julgamento cabe a Deus. Cabe a nós praticar e testemunhar a Graça, o Perdão e o Amor de Deus para com todas as pessoas.
Antes de atirar pedras nos outros, olhemos para nossa consciência. Cada novo dia é uma nova oportunidade para mudar de atitude, idéias e conceitos. Com certeza Jesus diria hoje: Vá em frente, mas não peque, não repita o mesmo erro. Que Deus nos ajude!